Translate

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Revenda da BMW discrimina ''criança negra''

Após enxotarem um menino negro que estava em uma revendedora do BMW, funcionários perceberam que a criança não era quem eles pensavam, ele acompanhava seus pais adotivos, brancos, em uma compra. Surge então essa carta mais infeliz ainda que postei acima.
Pode ser que esse funcionário, como a grande parte da população tenha ''simplesmente'' expressado aquilo que a maioria das pessoas aprende ou ''negro é ladrão'', ou ''negro está pedindo'', ou ''o negro é um vadio''. Provavelmente, o vendedor, acostumado a atender uma clientela abastada acreditou que o menino cumpria todos os itens acima citados e o enxotou, bem como aprende o proletariado que atende a burguesia, para eles os burgueses tem que ser protegidos de negros, mendigos, pobres, a plebe, enfim. E, cabe dizer, que essa empresa não é a única, é comum ficar horas em lojas até que lhe atendam se você é negro, ouvir que uma mercadoria "é muito cara", ser recebida com má vontade, desprezo, isso é uma condição inerente ao capitalismo.
Isso está impregnado na maioria das pessoas e mesmo de modo suave é possível perceber todo o teor de ignorância, arrogância e racismo que existe nesta ''nota de esclarecimento''. E como ela clareia as coisas...
Eles usam sempre a ideia de que o problema foi a criança estar desacompanhada. Qual seria a ação se fosse uma criança branca? Procurar os pais, é claro. Uma criança negra pode ser abordada de modo impositivo por um adulto. Quem se importa?
Aprendam, nenhuma criança: negra, branca, cigana, de quipá, como for, pode ser abordada por adulto, reporte-se sempre a um responsável por ela, e na ausência, seja respeitoso.
E a ''mulher negra que trabalha conosco a 25 anos'', tendo um cargo de chefia, não possui nome?
A criança negra, como eles dizem, provavelmente não possui sexo. Ser negro é muito maior do que qualquer outra característica que uma pessoa pode ter, é dominante, é maior que o gênero, idade, como podemos ver. Ser negro é uma marca forte demais.
E se os pais do menino fossem negros? Talvez nem tivesse sido atendidos. Afinal, a consideração deles é a seguinte ''Após a abordagem, a criança se encaminhou aos seus pais, brancos" e se fossem negros? Eles serem brancos os fez compreender que havia um erro, afinal, os responsáveis pela criança eram ''branco'' e por isso, devem ser respeitados e merece uma Nota de Esclarecimento.
E por fim, o "viva a diversidade" foi a pior forma de acabar uma ''Nota'' com tantos preconceitos juntos, talvez uma ironia.
A verdade é que essa Nota de Esclarecimento só piora as coisas e espero que os pais desse menino sigam essa luta contra o racismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário